Simpósio 2012 – VÍDEOS

Mesas-Redondas

Abertura e Conferência de abertura
PROF. DR Philippe Bootz (Université Paris 8)

Criação Poética e Meio Digital
PROF. DR. Wilton Azevedo e Vivian Vigar (U.P. Mackenzie)
PROF. DR. Clemente Padin (Instituto Universitario Nacional de Artes – UBA, Argentina)
PROF. DR. Francisco Marinho (UFMG)
PROF. DR Rui Torres (Universidade Fernando Pessoa – Porto)

Performance e Meio Digital
PROF. DR. Lucio Agra (PUC-SP)
PROFA. MS. Rita Varlesi (FMU-SP)
PROF. DR. Carlos Falci (UFMG)

Ensino e Aprendizagem em Meio Digital
PROF. DR. José Luís Jobim (UFF)
PROF. DR. Edgar Kirchof (ULBRA)
PROF. DR. Rogério Barbosa (Cefet-MG)
PROF. DR. Miguel Rettenmaier (UPF)
PROF. MS. Marcelo José da Silva (UFT)

Grupos de pesquisa da Universidade Complutense via videoconferência
PROFA. DRA. Dolores Romero López (Universidad Complutense de Madrid)
PROFA. DRA. Amelia Sanz Cabrerizo (Universidad Complutense de Madrid)

Estética e Meio Digital
PROF. DR. Alckmar Santos (UFSC)
PROF. DR. Alamir Corrêa (UEL)
PROFA. DRA. Lucia Santaella (PUC-SP)
PROF. DR. Sérgio Basbaum (PUC-SP)

Tratamento Estatísticos de textos
PROF. DR. Carlos Maciel (CNRS-BCL e Universidade de Nice)
PROF. DR. Saulo Brandão (UFPI)
PROF. DR. Damon Mayaffre (CNRS-BCL e Universidade de Nice)
PROF. DR. Xuan Luong (CNRS-BCL e Universidade de Nice)

Ferramentas digitais para ensino de literatura
Adiel Mittmann (UFSC)
Isabela Melim Borges Sandoval (UFSC)
Emanoel Cesar Pires de Assis (UFSC)
PROF. DR. Roberto Willrich (UFSC)
PROF. DR. Renato Fileto (UFSC)

Conferência de encerramento:
Poesia concreta, poesia no meio digital e tecnologia
PROF. DR. Alamir Corrêa (UEL)

 

Comunicações

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO 1
1. Alexandre Ranieri Ferreira (UEL) – A tecnologia e a adaptação no processo de desenraizamento de Rosa, narrativa amazônica
2. Enrique Vetterli Nuesch (UEL) – Duplicação ontológica, e representação em narrativas digitais
3. Otávio Guimarães Tavares (UFSC) – Poemas e Máquinas

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO 2
1. Lívia Guimarães da Silva (UFPI) – Estilometria: Amadurecimento do amor em Augusto Dos Anjos
2. Flávia Barretto Corrêa Catita (USP) – Edição virtual do livro “Histórias da meia-noite”, de Machado de Assis: dificuldades e avanços

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO 3
1. Lara Gervásio Haddad (UNOPAR) – Linguagens midiáticas no processo formativo: análise sobre uma experiência com a ferramenta Adobe Connect na transmissão simultânea entre três países: Brasil, Nova Zelândia e Singapura
2. Daniela Bunn (UFSC) – “Encantamentos literários” nos meios digitais: uma ferramenta de pesquisa e de apoio ao professor

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO 4
1. Carolina Natale Toti (UEL) – Pós-graduação em Estudos Literários: tendências e cânone
2. Márcio Roberto do Prado (UEM) – Literatura na rede: convergência, teoria e ensino

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO 5
1. Gustavo Javier Figliolo (UEL) – O livro infinito de Borges
2. Benjamin Luiz Franklin (UEL) e Rodrigo Panchiniak (UFSC) – Mineração de sentido: o verbo e o acontecimento na máquina contemporânea

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO 6
1. Luciane dos Santos (UEL) – Autoria feminina e ciberespaço: crescente apontador de mulheres escritoras de literatura no espaço virtual: o perfil biobibliográfico de escritoras do estado de São Paulo
2. Risolete Maria Hellmann (UFSC) – Crônicas dos 1900 digitais: uma janela para o resgate da literatura de autoria feminina
3. Cléia Garcia da Cruz Milan (UEL) – Digitalização argumentativa e literária no Facebook

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO 7
1. Denise Naccari (SED/SC), Eliane Santana Dias Debus (UFSC), Maria Aparecida Rita Moreira (UFSC) – Educação literária e educação para as relações étnico-raciais: uma experiência de educação a distância
2. Alexandre Vilas Boas da Silva (UNOPAR) – Ensino de literatura na educação básica e meios digitais: algumas reflexões e uma análise
3. Michele Bespalhok Reinadi (UEL) – O adolescente em meio digital: incentivo à leitura e à reflexão

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO 8
1. Maria Laura Pozzobon Spengler (USP) – Literatura Infantil e Juvenil: quando o olhar curioso do leitor encontra as linguagens que se cruzam nos suportes digitais de leitura
2. Luis Carlos Binotto Leal (UFSC) – Tradutor x Revisor

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO 9
1. Cristiane Denise Vidal (UFSC), Markus Johannes Weininger (UFSC) – Need For Speed: Underground – quando as corridas ilegais e a aprendizagem de inglês se encontram
2. Cecilia Amanda Willi de Souza (UFSC), Viviane Maria Heberle (UFSC) – Video games no ensino e aprendizagem de línguas
3. Cristiane Denise Vidal (UFSC), Viviane Maria Heberle (UFSC) – O que os games têm a nos ensinar sobre tradução?

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO 10
1. Ana Paula Pinheiro da Silveira (UEL/UNOPAR) – Dante´s Inferno: O Jogo Da Leitura e a Leitura Do Jogo
2. Simone Silva Campos (UERJ) – Programação e escrita na obra OWNED – Um novo jogador
3. Andreya Susane Seiffert (UDESC) – Literatura na rede: O Apanhador no Campo de Centeio no site Skoob

Leave a Reply